Tight Lacing, ou "laço apertado" em uma tradução literal, é o nome dado à prática de usar um corset por longos períodos, no intuito de alterar a silhueta reduzindo a cintura. Essa redução se dá a partir da reacomodação das costelas e modificação da localização de órgãos internos.
Pra quem acha "modificação da localização de órgãos internos" algo muito punk, lembre-se que o corpo feminino está preparado para isso, afinal nossos órgãos se movimentam muito mais na gravidez dando espaço para a expansão do útero.
É fato conhecido desde a Idade Média que a pressão constante do Corset sobre a cintura e costelas inferiores por 16 a 24 horas por dia acaba por curvar gradualmente as costelas flutuantes, e com o tempo a alteração se torna definitiva. Porém, além do Tight Lacing exigir disciplina e força de vontade, deve ser praticado com critério, pois assim como a redução da cintura é um fato historicamente comprovado, também é indiscutível que o uso de forma exagerada ou com pouco critério pode ocasionar vários problemas de saúde.
É recomendável procurar um médico ortopedista antes e durante o treinamento de Tight Lacing.
Existem pessoas que não podem praticar este treinamento, como diabéticos, pessoas com insuficiência respiratória, pessoas que têm problemas de coluna, etc. Porém, se você está saudável e tem bom senso para fazer um treinamento progressivo e cauteloso, nenhum outro método é tão efetivo para redução da cintura quanto o Tight Lacing. Vale lembrar também que deve-se ter o hábito de praticar atividades físicas para manter a capacidade respiratória e , principalmente, abdominais, para manter o tônus abdominal já que com o uso do corset essa região permanece semi-imobilizada.
Texto adaptado de Madame Sher
Nenhum comentário:
Postar um comentário